Criada em 1985, com o objetivo de editar obras de valor científico e cultural representativas do trabalho de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, a Editora UFMG consolidou-se na última década como uma das editoras mais atuantes do país. 

Derivado de uma política editorial fundada em uma perspectiva contemporânea e multidisciplinar, comprometida com a divulgação do conhecimento científico e cultural, o catálogo da Editora UFMG espelha o crescimento dos Programas de Pós-Graduação e da pesquisa na UFMG. Traduz, por meio da diversidade e da qualidade das obras e autores publicados, no âmbito nacional e internacional, o intercâmbio científico-cultural que predomina em nosso ambiente acadêmico. Nossa proposta é fomentar o trânsito acadêmico entre a produção interna, a produção nacional e a produção internacional, com a publicação de autores de ponta do pensamento contemporâneo, muitos deles traduzidos pela primeira vez no país.

O exercício intensivo dessa política editorial tanto sustenta uma inovação na linguagem e na escolha de temas no universo das editoras universitárias quanto revela uma preocupação em romper o conservadorismo disciplinar e a hierarquia entre os diversos discursos que compõem o campo acadêmico. Ao mesmo tempo, buscamos contribuir para a preservação e a divulgação da memória nacional por meio da publicação de textos referentes aos distintos trabalhos realizados nos diferentes acervos e coleções da Universidade. 

Atingimos em 2013 a marca dos 1000 títulos publicados e iniciamos, em 2014, a produção de e-books, a fim de responder aos novos desafios provocados pelas grandes transformações ocorridas na forma de produção, circulação e armazenamento do conhecimento e, especificamente, nas tecnologias de editoração, que já não tem no livro de papel seu suporte preferencial e exclusivo. Ao ingressarmos no mundo do livro digital buscamos responder a uma demanda ampliada de acesso mais rápido e democrático à informação, exprimindo os novos modos de ler e escrever que têm caracterizado o saber na contemporaneidade.

Neste site você poderá conhecer  títulos em catálogo da Editora UFMG e os modos para interagir e também fazer parte dessa história.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Reitor

Jaime Arturo Ramírez

Vice-Reitora
Sandra Regina Goulart Almeida



EDITORA UFMG

Diretor
Flávio de Lemos Carsalade

Vice-Diretora
Camila Figueiredo

Conselho Editorial

Flávio de Lemos Carsalade (Presidente)

Camila Figueiredo

Eduardo de Campos Valadares

Elder Antônio Sousa e Paiva 

Fausto Borém de Oliveira 

Lira Córdova Vieira

Maria Cristina Soares de Gouvêa 

 

Secretário Executivo

Esdra Davi de Souza
55 31 3409-4650   |  editora@ufmg.br

Assessoria de Imprensa e Divulgação
Danielle Cardoso de Menezes 
55 31 3409-3888   |  imprensa@editora.ufmg.br 

 

Divisão de Editoração

Coordenação Editorial
Camila Figueiredo
55 31 3409-3883   |  editorial@editora.ufmg.br

Assistência Editorial
Eliane Sousa
55 31 3409-3885    |  assistencia@editora.ufmg.br

Direitos autorais
Anne Caroline Lana da  Silva | direitosautorais@editora.ufmg.br
55 31 3409-4575

Setor de Preparação e Revisão
Lira Córdova Vieira (coordenação)
55 31 3409-4654   |  revisao@editora.ufmg.br   

Setor de Produção Gráfica
Warren Marilac Santos (coordenador)
55 31 3409-4653   |  producao@editora.ufmg.br   

Setor de Produção Digital
Eduardo Ferreira da Silva (coordenador)
55 31 3409-3886   |  odraude@editora.ufmg.br

 

Divisão Comercial

Ângelo Caetano (coordenador)
55 31 3409-3880 | pidl@editora.ufmg.br 

Setor Vendas

Avelino Alexandre
55 31 3409-4768  |  vendas@editora.ufmg.br

Atendimento ao Cliente do Site
Bianca Kahey
55 31 3409-4658    |  vendasonline@editora.ufmg.br   

Feiras e eventos

Ângela Santos
55 31 3409-4656   |  eventos@editora.ufmg.br


Editora da Universidade Federal de Minas Gerais

Receba nossas promoções em seu e-mail!